piscina natural chique

Piscina Natural: Como Fazer a Sua e Quanto Custa!

Esse artigo foi útil?

A piscina natural é uma prática ainda pouco difundida no Brasil, mas estabelecida há algum tempo na Europa e EUA, principalmente. Trata-se de uma espécie de lago artificial na sua própria casa! É construído de forma parecida a uma piscina convencional, mas tem como objetivo fazer algo mais próximo à natureza, sendo ao mesmo tempo ecológica, moderna e confortável. O Melhor Obra te mostra nesse artigo quais são os benefícios, como fazer uma piscina natural na sua casa e qual é o custo disso. Ao final, veja fotos maravilhosas de piscinas naturais. Confira!

Estrutura da Piscina Natural

A piscina natural é composta por 2 partes: a parte para banho e a parte para purificação. A água circula de uma parte para outra por ação das bombas hidráulicas. A zona de purificação não precisa de cloro ou outros aditivos químicos para filtrar a água, como acontece na piscina natural, mas utiliza-se de areia, pedras e plantas. As impurezas físicas são filtradas pelas pedras e as plantas oxigenam a água a fim de eliminar nutrientes que potencialmente se tornariam larvas de mosquitos ou algas.

Curiosidade: a baixa adoção de piscina natural no Brasil acontece por alguns motivos, sendo o principal deles a obrigatoriedade de piscinas públicas receberem tratamento com cloro, mantendo o PH entre 7,2 e 7,8. Assim, é obrigatório clorar as piscinas no Brasil, podendo ser por ionização, sal, ozônio, sistema ultravioleta e outros. Contudo, a legislação nacional que resguarda e dispõe sobre a Qualidade de Água de Piscina, a NBR 10818 de 1989, não obriga nenhuma espécie de tratamento químico nas piscinas no país. Dessa forma, tenha em mente que uma piscina natural bem construída e com boa manutenção terá uma qualidade da água superior às piscinas convencionais, uma vez que não utiliza de nenhum produto químico para tratamento.

Como Funciona uma Piscina Natural?

São vários os materiais que podem ser utilizados em uma piscina natural, como por exemplo borracha e polietileno reforçado. Outras são mais integradas à natureza, ficando bem parecida com um lago, enquanto outras são construídas bem parecidas com piscinas convencionais. De qualquer forma, no geral são utilizadas plantas para fazer o tratamento de água, e não produtos químicos. O tamanho da piscina fica a seu critério!

O sistema é sempre o mesmo independendo do tamanho e formato: parte da piscina fica separada por uma parede artificial ou natural, e é ali que ficam as plantas que atuarão como filtro biológico.

DICA: recomendamos que utilize camadas de pedra nessa zona de raízes das plantas, pois isso ajudará na contenção de partículas maiores de sujeira e reterá os nutrientes a serem assimilados pelas plantas. Para que a água fique mais límpida e transparente indicamos que utilize uma bomba de água econômica para propulsionar a água da zona de purificação para a zona de banho.

Curiosidade: aqui no Brasil utiliza-se mais piscina natural com água corrente, oriunda da natureza (rio ou nascente). Neste caso em específico, a água não precisa ser filtrada e bombeada, já que passa pela piscina depois segue seu caminho natural voltando para a natureza.

estrutura de uma piscina natural

Fonte

Vantagens X Desvantagens da Piscina Natural

vantagens e desvantagens das piscinas naturais

Piscina Natural: 10 Passos para Construir a Sua!

1) Você precisará contratar um profissional, que será capaz de lhe dizer se o terreno é propício, o quanto deve ser escavado e o tipo de material adequado para a piscina natural em questão. Procure, orce, busque referências e escolha um profissional competente para o trabalho

2) Realize um breve estudo do clima de sua cidade e do solo em que sua casa está sobre; essas informações são essenciais para que escolha os materiais e plantas mais indicados.

3) Escolha um bom espaço no jardim que seja distante da sombra de árvores, evitando que caia folhas na piscina. A profundidade da escavação dependerá do terreno e do espaço disponível

4) Escolha o tipo e funcionamento que deseja, lembrando que os fatores principais que pesam nessa escolha são o clima da sua cidade e seu orçamento. Você poderá usar bombas, encanamentos e cascatas e outros elementos para sua piscina natural.

5) Lembre-se de deixar 2 espaços distintos: uma zona de purificação (onde estão as plantas filtradoras) e uma zona de banho (onde você, sua família e amigos aproveitarão aquele lindo dia de sol)

6) As plantas filtros de cascalho e areia serão os filtradores de sua piscina. Leve em consideração seu orçamento e o clima de sua cidade para escolher as opções mais adequadas.

7) Não indicamos que coloque na piscina natural animais como peixes e patos, pois isso comprometerá a qualidade da água. Mesmo assim, se desejar colocar peixes, verifique quais espécies sujam menos a água e não oferecem risco aos banhistas

8) Em relação à manutenção, ela é mais prática ainda do que uma piscina convencional,  já que não necessita de produtos químicos para ser limpa e conservada, o que acaba dando uma folga no bolso também!

9) Para aqueles apaixonados por jardinagem, o trabalho para mexer com as plantas em sua piscina será um grande prazer e diversão com certeza!

10) Por último, pense bastante no diferencial que uma piscina natural pode conferir ao seu ambiente. Trata-se de uma alternativa bonita, ecológica e de baixo custo, que enriquecerá o ambiente criando um espaço perfeito para o relax e o contato com a natureza, sem necessidade de sair de casa.

Custo da piscina natural

O investimento inicial para construir uma piscina natural é sensivelmente maior do que de uma piscina convencional. Porém sua manutenção é muito mais barata, ao longo do tempo seu investimento se paga, sem mencionar que a sofisticação e diferenciação que confere ao ambiente é inigualável! Para termos uma noção em números, os custos vão depender do tipo de material e plantas usadas, mas no geral gira em torna de R$500 por metro quadrado. Uma piscina de vinil, por exemplo, tem seu custo por metro quadrado por volta de R$250.

Uma ótima opção também são as piscinas de paletes, que possuem um custo baixíssimo e são muito charmosas!

10 Fotos de Piscina Natural para te Inspirar!

piscina natural com cascata

Fonte

piscina natural pequena

Fonte

piscina natural com bosque do lado

Fonte

piscina natural com deck de madeira

Fonte

piscina natural com escada imersa

Fonte

piscina natural com cama elástica

Fonte

piscina natural estreita

Fonte

piscina natural com linda vista

Fonte

piscina natural retangular

Fonte

piscina natural com deck de madeira

Fonte

Veja também:

Siote

Site especializado em realizar orçamentos de materiais de construção e acabamentos. Não realizamos a venda. Somos o elo entre consumidores e lojistas.

7 comentários em “Piscina Natural: Como Fazer a Sua e Quanto Custa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *